Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Higiene do paciente hospitalizado


A higiene do paciente é uma atividade atribuída à equipe de enfermagem, tem um fator importante na recuperação do paciente a fim de evitar doenças infecciosas, no momento deve se fazer a troca de roupas e arrumação do leito. Seguindo como sequencia da cabeça aos pés. 

Higiene Oral
  • Recomendação: 
    Consiste em manter a boca , bochechas, língua e gengivas limpas, afim de prevenir cáries, gengivite, periodontite, halitose, formação de placas bacterianas. Uma higiene oral bem feita proporciona ao paciente uma sensação de bem estar e estimula o apetite.
  • Descrição do procedimento:
    É necessário explicar ao paciente o procedimento que será realizado, se o paciente for consciente, porém impossibilitado de realizar a higiene bucal, coloque-o em uma posição confortável, elevando a cabeceira, se o paciente for inconsciente coloque-o em decúbito lateral, peça ao paciente para abrir a boca, caso esteja inconsciente abra com o auxílio de uma espátula, use uma escova de dentes ou uma espátula com gazes com anti-séptico bucal ou creme dental para a higiene, faça a limpeza com cuidado para não ferir a gengiva do paciente. Enxague a boca do paciente, caso tenha usado solução anti-séptica, não é necessário o enxague. Descarte os materiais usados no lixo, anote no prontuário o procedimento realizado e relate qualquer alteração na cavidade bucal do paciente. Na realização deste procedimento deve ser utilizado pelo profissional de enfermagem luvas de procedimento e máscara facial. 
     
    "Imagem cortesia de  photoexplorer / FreeDigitalPhotos.net"


    Higiene Corporal
  • Recomendação:
    Além da limpeza do corpo, o banho também assegura ao paciente o bem estar e a auto estima, estimula a circulação sanguínea que ajuda na prevenção de úlceras de pressão. 
     
  • Descrição do procedimento:
    A água deve estar em uma temperatura agradável, e o profissional deve promover a privacidade do paciente com um biombo ou fechando a porta do quarto. Após o banho o profissional de enfermagem deve ter o cuidado de retirar todo o sabão ao enxaguar o paciente e enxugar completamente, principalmente nas regiões genitais, proporcionando a maior privacidade possível ao paciente.
Existe alguns tipos de banho, isso varia de acordo com a patologia e o estado geral que se encontra o paciente:

  • Banho de Aspersão (banho de chuveiro)
  • Banho de Imersão (banho na banheira)
  • Banho de Ablução (jogando águas sobre o corpo)
  • Banho no Leito (usado para pacientes acamados ou em repouso absoluto)
Na realização deste procedimento deve ser utilizado pelo profissional de enfermagem luvas de procedimento e avental. 

Higiene dos cabelos e couro cabeludo
  • Recomendação:
    Promove a higiene e o conforto do paciente.

  • Descrição do procedimento:
    Explique ao paciente o procedimento a ser realizado, promova a privacidade dele com um biombo ou feche a porta do quarto. Use água morna em uma bacia, massageie bem o couro cabeludo com shampoo, podendo repetir a lavagem, tomando cuidado para não ir espuma nos olhos do paciente. Enxague com água morna até a retirada total do shampoo e condicionador caso tenha usado. Seque bem os cabelos e penteie. Despreze a água utilizada, retire o biombo do quarto, organize e encaminhe o material usado para o expurgo. Anote o procedimento realizado no prontuário do paciente, registrando o aspecto do couro cabeludo. Na realização deste procedimento deve ser utilizado pelo profissional de enfermagem luvas de procedimento e avental. 

    Higiene com unhas
  • Recomendação:
    Promove a higiene do paciente e evita acumulo de microorganismos que podem originar uma infecção e odores.
  • Descrição do procedimento:
O profissional de enfermagem deve manter as unhas dos pés e das mãos do paciente sempre aparadas e limpas, quando o paciente encontra-se impossibilitado de fazer essa higiene, evitando assim que os microorganismos se acumulem em baixo das extremidades das unhas. 

Higiene íntima

  • Recomendação:
    Promove a higiene do paciente, elimina odores, previne infecções e proliferação de fungos.
  • Descrição do procedimento:
    Quando o paciente encontra-se impossibilitado de fazer sua própria higiene, explique o procedimento que será realizado, promova a privacidade dele, com biombo ou feche a porta do quarto.
    Recomenda-se que a higiene seja feita preferencialmente três vezes ao dia com água e sabonete especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário